Solicite um orçamento
Lojas, Comércio Atacado e Varejo

Fachada de loja de material de construção: como atrair mais clientes com o projeto certo

A fachada de loja de material de construção é o primeiro vendedor do seu negócio, sendo essencial pensá-la com estratégia.

Data de publicação
Data de atualização da publicação
Autor Ana Prieto
Tempo de leitura 7 minutos
Fachada de loja de material de construção com tijolos aparentes

Imagine dois comércios lado a lado: ambos vendem os mesmos produtos, mas apenas um deles conta com uma fachada comercial organizada, moderna e bem iluminada. Qual deles você escolheria? A resposta é óbvio. Por isso, a fachada de loja de material de construção é um alicerce fundamental para o sucesso do seu negócio. Ela é o primeiro vendedor e o cartão de visita que comunica confiança, credibilidade e profissionalismo.

Além disso, a fachada pode ser decisiva para você ganhar uma compra e até mesmo virar referência no seu bairro ou região. A credibilidade faz com que o cliente retorne, indique para os amigos e faça propaganda espontânea para o seu comércio nas redes sociais.

Em um setor competitivo e com margens cada vez mais apertadas, investir em arquitetura comercial acaba sendo o diferencial entre as lojas que prosperam e àquelas que fecham com pouco tempo de funcionamento. Se você quer ser um exemplo de sucesso, fique neste post para conferir todas as dicas e ideias de fachada de loja de material de construção.

Como deve ser a fachada de loja de material de construção

Uma fachada comercial eficiente não precisa ser cara, mas precisa ser estratégica. Nesse sentido, ela precisa ter por trás um estudo de caso, diferencial que a Arquiter, por exemplo, oferece em seus projetos. É preciso levantar os concorrentes diretos do bairro, os pontos principais de iluminação, os fortes e fracos do ponto comercial, entre outros.

Além disso, o projeto ideal combina visibilidade, funcionalidade e identidade visual, três pilares que fazem o que o cliente identifique o seu negócio de longe e queira entrar para conferir os seus produtos.

Fachada de loja de material de construção moderna com vidro e ACM
Projeto: Construtor Shop – Crédito: Arquiter

Elementos que não podem faltar em uma fachada de loja de material de construção

Confira os elementos principais de uma fachada de loja de material de construção

1) Letreiro visível e bem posicionado

O letreiro é o principal ponto de identificação da marca. Ele precisa estar localizado em um ponto de alta visibilidade, de preferência centralizado e acima da linha de entrada. Prefira materiais duráveis como ACM (alumínio composto), metal galvanizado ou madeira tratada, que resistem à chuva e ao sol sem perder cor ou forma.

Além disso, fontes simples e de boa leitura são essenciais, uma vez que o cliente precisa conseguir identificar rapidamente o nome da sua loja, mesmo à distância.

2) Cores estratégicas e coerentes com o segmento

A escolha das cores para fachada de loja de material de construção deve equilibrar impacto visual e credibilidade. Dessa forma, cores neutras como cinza, bege, branco e cimento queimado passam a sensação de organização e segurança, valores importantes no ramo da construção civil.

Em contrapartida, os tons vibrantes, como o vermelho, o amarelo e o azul, podem ser usados em detalhes menores ou em áreas específicas para sinalizar promoções, entradas ou setores da loja. Lembre-se: o segredo está no equilíbrio. Para lhe ajudar nessa missão, um arquiteto comercial pode ser o profissional ideal para projetar a sua fachada.

3) Iluminação que valoriza a sua loja

A iluminação externa é uma das grandes responsáveis por atrair atenção, principalmente à noite. Mesmo que seu comércio não fique aberto durante o período, a iluminação para loja pode ser determinante para ficar na mente de um futuro cliente.

Nesse sentido, o ideal é usar luminárias de LED, que além de econômicas, destacam texturas de parede, letreiros e produtos expostos. Uma dica de ouro: instale spots de luz direcionados ao logotipo e à vitrine, criando um foco natural e guiando o olhar dos clientes para o ponto de interesse.

4) Fachada com acessibilidade

A fachada precisa refletir funcionalidade e praticidade, valores centrais do setor de construção. Por isso, é fundamental garantir acesso fácil para pessoas e veículos, especialmente caminhonetes, vans e carros utilitários.

Dessa forma, Rampas, piso antiderrapante e boa sinalização são indispensáveis, assim como portas largas e visíveis. Além disso, mantenha a área externa sempre limpa e livre de obstáculos, afinal, uma fachada desorganizada já transmite, imediatamente, descuido e falta de preocupação.

5) Materiais de alta durabilidade

Não há a menor chance de uma loja que vende materiais de construção ter uma estrutura mal feita e inacabada. Esse seria o atestado de desleixo e falta de cuidado com os clientes. Assim, fachada de loja de material de construção moderna deve refletir o que a loja vende: resistência e qualidade.

Por isso, evite acabamentos frágeis e invista em revestimentos que suportam o clima e o tempo, como ACM, cerâmica, porcelanato técnico, pastilhas de concreto e revestimento cimentício. Esses materiais têm boa durabilidade, são fáceis de limpar e reforçam a imagem de robustez e confiança, fundamentais nesse segmento.

Ideias para fachada de loja de material de construção

Uma boa fachada é a que vende antes mesmo do cliente entrar. Veja algumas ideias práticas e criativas que valorizam tanto lojas grandes quanto pequenos espaços:

Fachada de loja de material de construção pequena

Uma fachada comercial pequena não precisa ser sinônimo de pouco chamativa. Afinal, um bom projeto de arquitetura comercial prevê estratégias que façam os seus clientes se encantarem pelo seu espaço, apesar do pequeno tamanho. Assim, para uma fachada de loja de material de construção pequena, você pode investir em um letreiro grande e bem iluminado.

Além disso, uma entrada organizada com expositores verticais já pode causar grande impacto em seus clientes, que observam a qualidade e os tipos de produtos ainda da rua. A simplicidade é a melhor aliada de espaços compactos.

Fachada de loja de material de construção pequena
Projeto: Erilar – Crédito: Arquiter

Fachada moderna com ACM e vidro

Esse tipo de fachada transmite inovação e profissionalismo. O ACM é um dos revestimentos mais duráveis e com melhor custo-benefício. Veja um exemplo de fachada de loja de material de construção assinado pela Arquiter:

Ideias para fachada de loja de material de construção
Projeto: Daniel Construções – Crédito: Arquiter

Fachada rústica com tijolo aparente e madeira

Esse tipo de fachada é ideal para quem quer transmitir tradição e solidez, sem abrir mão do estilo. É perfeito também para chamar a atenção de clientes que passam pela rua.

Fachada de loja de material de construção com tijolos aparentes
Projeto: GS Materiais de construção (AM) – Crédito: Arquiter

Essas ideias para loja de material de construção também podem incluir um pequeno espaço de demonstração próximo à entrada, uma estratégia de merchandising arquitetônico que incentiva o cliente a interagir com o produto e permanecer mais tempo no local.

O que colocar na frente da loja para atrair clientes

A fachada não deve apenas ser bonita, mas também operar como uma vitrine ativa. Esses elementos ajudam a aumentar o fluxo de pessoas para a sua loja:

  • Expositores de produtos com acabamentos e novidades;
  • Totens ou painéis verticais com promoções de destaque;
  • Área de estacionamento visível e bem demarcada;
  • Plantas e sinalizações visuais que indiquem os setores da loja;
  • Banners sazonais (tinta no verão, pisos e telhas no inverno).

A frente da loja é uma extensão da sua fachada e precisa estar em harmonia com o restante do espaço. Cada elemento deve reforçar organização, segurança e praticidade, características que o consumidor associa diretamente à qualidade do serviço.

Quanto fatura uma pequena loja de material de construção

O faturamento varia conforme localização e mix de produtos, mas pequenas lojas de material de construção podem faturar entre R$ 50 mil e R$ 200 mil por mês. Porém, com a expertise da Arquiter, podemos afirmar que nossos projetos de arquitetura geram até 30% a mais de faturamento para lojas e empreendimentos. Ou seja, fechando um projeto de fachada você pode ver esse valor aumentar ainda mais. Quer saber como? Entre em contato conosco!

Isso acontece porque a fachada influencia a decisão de compra. Quando o cliente vê um ambiente limpo, bem sinalizado e profissional, ele tende a confiar mais. Por isso, investir em projeto de fachada de loja de material de construção é também investir em marketing físico.

Descubra em uma conversa rápida como a arquitetura comercial pode aumentar em até 30% suas vendas.

Preencha os dados abaixo para receber um orçamento personalizado para seu projeto:

Mas afinal, vale a pena reformar a fachada de loja de material de construção?

Sim, esse é um investimento que se paga rapidamente! Mudar a fachada é a maneira mais eficiente de rejuvenescer a marca, melhorar a visibilidade e aumentar o fluxo de clientes.

Muitos lojistas adiam essa decisão acreditando que é caro, mas o custo de não renovar é muito maior. Fachadas antigas ou mal planejadas passam uma imagem de desorganização, reduzem a confiança do cliente e podem até afastar novos compradores.

Fachada de loja de material de construção com expositores e vitrine
Projeto: MD Tubos e Eletrônicos – Crédito: Arquiter

Além disso, muitos empreendedores decidem investir rios de dinheiro em marketing digital, acreditando que essa será a solução para a loja vender mais, mas esquecem do básico: o ponto comercial é sempre mais importante, pois ele é a imagem clara e concreta do seu empreendimento.

Com um projeto arquitetônico personalizado, é possível modernizar completamente o visual da loja, melhorar a exposição de produtos e até reorganizar o fluxo de atendimento, tudo isso com investimento rapidamente retornável.

Como a Arquiter pode transformar a sua fachada

A Arquiter é uma plataforma que conecta você ao arquiteto comercial ideal para o seu tipo de negócio. Com o exclusivo método AFL (Atratividade, Funcionalidade e Lucratividade), a equipe projeta fachadas comerciais estratégicas, capazes de aumentar a percepção de valor e otimizar o fluxo de clientes.

Você recebe um projeto completo, com estudo de fachada, layout, planta baixa, mobiliário e materiais indicados, tudo pronto para execução, sem desperdício de tempo nem retrabalho.

Quer transformar a fachada da sua loja e atrair mais clientes? Fale com um especialista da Arquiter e descubra como o projeto certo pode aumentar as suas vendas!

Tudo sobre fachada de loja de material de construção

Qual o tipo de fachada mais barato?

As fachadas simples em pintura acrílica ou revestimento texturizado são as mais econômicas. Mesmo assim, vale investir em um bom projeto para garantir estética e durabilidade.

Vale a pena modernizar a fachada da loja?

Sim. Uma fachada moderna pode atrair mais clientes, melhorar a percepção de valor e aumentar o faturamento. É um investimento com retorno rápido e duradouro.

Quanto fatura uma pequena loja de material de construção?

O faturamento médio fica entre R$ 50 mil e R$ 200 mil por mês, variando conforme localização e portfólio.

Redatora Arquiter

Ana Prieto

WebSiteLinkedIn

Jornalista pela UFSC, especialista em Marketing de Conteúdo e Copywriter com foco em SEO. Atualmente escreve sobre projetos arquitetônicos comerciais.

Mais sobre este autor
Whatsapp