Solicite um orçamento
Dicas e Boas Práticas Comerciais

Design de interiores: o que é, o que faz e por que investir em um bom projeto

Guia completo sobre design de interiores. O que é, para que serve, se vale a pena e por que investir em espaços comerciais.

Data de publicação
Data de atualização da publicação
Autor Sarah Penido
Tempo de leitura
projeto de design de interiores escritório de advocacia sp

Quando surge o assunto design de interiores, é comum que as pessoas pensem que é um trabalho relacionado apenas à decoração. No entanto, essa área vai muito além, principalmente quando se trata de espaços comerciais.

Um projeto bem estruturado, além de transformar a aparência de um ambiente, pode impactar diretamente na experiência do cliente e nas operações do negócio.

Quer ver só? Você já deve ter percebido como um local projetado por um especialista chama mais atenção, atrai mais pessoas e cria uma identidade forte para a marca, certo?Por trás da beleza que salta aos olhos, existe técnica, método, e claro, um bom projeto. E é exatamente sobre isso que vamos falar neste conteúdo.

Se o seu objetivo é tornar seu espaço mais funcional, alinhado com o comportamento do cliente e capaz de gerar mais retorno financeiro, continue com a gente.

O que é design de interiores e para que serve?

O design de interiores é um trabalho que cobre todo o planejamento técnico e estético de ambientes internos. Sua função é criar espaços que sejam funcionais, bonitos, confortáveis e que atendam às necessidades de quem os utiliza.

Em um contexto comercial, o objetivo é desenvolver ambientes que vendem mais, otimizam as operações e passam uma imagem de confiabilidade e profissionalismo.

Nesses casos, são considerados aspectos como a circulação, a ergonomia, o conforto, a iluminação adequada e a escolha de materiais com intencionalidade para criar sensações e se conectar com o cliente ideal. 

O que faz um designer de interiores?

Um designer de interiores exerce diversas funções indispensáveis para o sucesso de um projeto. O trabalho começa com o alinhamento de ideias, para que seja possível desenvolver um conceito visual de acordo com a marca. A partir daí, são definidos todos os elementos que contribuirão na funcionalidade e na estética do espaço.

A seguir, veja em detalhes o que faz um designer de interiores:

  • Interpretação das necessidades do cliente: o designer se reúne com o cliente para entender suas expectativas, desejos, recursos financeiros e limitações. Essa etapa é muito importante, pois é a partir dela que todo o projeto será desenvolvido;
  • Desenvolvimento de conceito visual: com base nas informações coletadas, o profissional cria um conceito que guiará todas as decisões do projeto, como a escolha de cores, texturas e estilos que se alinhem com a identidade da marca;
  • Definição de paleta de cores, layout e iluminação: nesta etapa será desenvolvido a disposição dos móveis, a escolha da iluminação e luminárias mais adequadas, e todos os demais aspectos que vão garantir que o espaço seja funcional, bonito e atrativo,
  • Especificação técnica e acompanhamento de execução: o designer também é responsável por elaborar documentos técnicos que guiarão a execução do projeto, ou seja, as plantas, detalhamentos e especificações de materiais. Durante a execução, ele acompanha o trabalho para garantir que tudo esteja sendo feito conforme o planejado.

Você percebe como o trabalho envolve tanto o olhar estético quanto o domínio técnico? 

Em projetos de interiores para ambientes comerciais, por exemplo, o designer trabalha em conjunto com arquitetos e engenheiros, principalmente em locais que exigem normas específicas (como clínicas, cozinhas industriais ou lojas com grande fluxo), ergonomia e uma circulação acessível para clientes e colaboradores. 

Qual a diferença entre arquiteto e designer de interiores?

A dúvida é comum, e entender a diferença entre arquiteto e designer ajuda na hora de contratar o time ideal para o seu projeto. De forma prática, podemos dizer que o arquiteto trabalha com a estrutura física do imóvel, enquanto o designer de interiores cuida da ambientação e do uso interno do espaço.

Veja só como isso funciona na prática:

  • O arquiteto atua em obras, legislação e normas de construção, reformas, ampliações, fachadas e regularização;
  • O designer de interiores não altera a estrutura física do lugar. Ele organiza o espaço interno, com foco em estética, funcionalidade e uso através da iluminação, paleta de cores e disposição de mobiliários;

Vale lembrar que em projetos comerciais, o ideal é que ambos atuem juntos para que o espaço seja trabalho de forma integral, com coerência.

Você sabia que na Arquiter, esse trabalho acontece de forma integrada? Pois é! Aqui, reunimos diversos profissionais em uma equipe multidisciplinar, e isso nos permite entregar uma solução completa para o seu negócio que integra arquitetura, interiores, funcionalidade e identidade de marca.

Dessa forma, conseguimos garantir que cada detalhe do seu projeto será pensado para maximizar os resultados financeiros, a experiência do cliente e a eficiência do espaço.

Design de interiores em espaços comerciais: por que investir?

Investir em um bom projeto de interiores traz ganhos que vão além da estética. Um espaço comercial pensado por quem entende, consegue fortalecer a identidade da marca e ainda trazer uma melhor experiência para o cliente, aumentando sua satisfação, e, consequentemente, os resultados financeiros do negócio.

Você já deve ter notado como um ambiente agradável e bem estruturado pode impactar a percepção do cliente, não é mesmo?

Isso sem falar que um projeto de interiores para loja pode valorizar o ponto comercial com mais funcionalidade, e a região onde ele está inserido, tornando-a mais atrativa.

Veja algumas das principais vantagens de investir em design de interiores para espaços comerciais:

  • Fortalecimento da identidade da marca: um ambiente que reflete a essência da marca ajuda a criar uma conexão emocional com os clientes;
  • Melhora da experiência do cliente: um espaço bem projetado por um especialista proporciona conforto e praticidade, fazendo com que o cliente se sinta à vontade;
  • Aumento do tempo de permanência: ambientes agradáveis incentivam os clientes a passar mais tempo no local, aumentando as chances de compra;
  • Otimização do espaço: um bom projeto garante que cada área seja utilizada da forma mais adequada, principalmente em locais com espaço limitado;
  • Valorização do ponto comercial: um ambiente atrativo pode aumentar o valor percebido do seu negócio, atraindo mais clientes e um público disposto a comprar mais;
  • Organização e eficiência no dia a dia: facilita a operação diária, tornando o trabalho mais ágil e produtivo.

Quanto custa um projeto de design de interiores?

A curiosidade em saber quanto custa um projeto de interiores é bastante comum e, claro, importante. Mas a resposta depende de alguns fatores, como:

  • A metragem do espaço; 
  • Grau de complexidade;
  • Região e localização do imóvel.;
  • Reputação e reconhecimento do escritório que desenvolverá a proposta;
  • Tipo de negócio;
  • Nível de detalhamento técnico necessário.

Muitos clientes, ao pensar no investimento, consideram apenas o valor imediato. Mas o que poucos percebem é que um projeto bem estruturado evita retrabalho, compras equivocadas, soluções improvisadas e reformas constantes. E isso gera uma economia direta e duradoura, concorda comigo?

Ao contratar um projeto completo, o cliente recebe desde o levantamento técnico até o 3D final, passando por layout, detalhamentos, lista de materiais e, se desejar, pode acrescentar até mesmo o acompanhamento da execução.

Portanto, se você busca algo genérico, pronto ou padronizado, provavelmente encontrará valores baixos por aí. Mas isso não vale a pena e não traz retorno.

Então, se a ideia é ter um espaço comercial personalizado, diferente dos demais e que realmente gere bons resultados, o investimento em design de interiores faz sentido e se pagará em pouco tempo.

Design de interiores online vale a pena?

Contratar um projeto de design de interiores online pode ser uma excelente alternativa. Desde que a proposta mantenha qualidade técnica, atenção ao negócio e envolvimento real com os objetivos do cliente.

Aqui na Arquiter, esse serviço é uma das soluções mais buscadas. E o motivo é bem claro: mesmo à distância, garantimos total proximidade com o cliente e a execução fiel do projeto.

Isso porque o processo inclui etapas que fazem toda a diferença, como:

  • Atendimento com profissionais especializados em interiores para lojas comerciais e espaços de atendimento;
  • Visita técnica presencial para medição e entendimento do contexto;
  • Reuniões de alinhamento com foco no seu público e produto;
  • Entrega completa com projeto técnico, 3D, decoração para ponto comercial, lista de materiais e toda estratégia desenvolvida para seu negócio lucrar ainda mais;
  • Opção de incluir acompanhamento de obra para evitar qualquer incompatibilidade na execução.

Diferente de plataformas genéricas, a Arquiter atua com propósito e estratégia.

Nosso Método AFL considera Atratividade, Funcionalidade e Lucratividade para gerar os melhores resultados no espaço comercial. E sim, tudo isso pode ser feito online, com presença técnica e garantia de qualidade, em qualquer lugar do Brasil.

Exemplo prático: como o design de interiores transformou um espaço comercial

Um caso que ilustra bem o impacto do design de interiores para ambientes comerciais é o do projeto realizado pela Arquiter para o Escritório de Advocacia Campos Machado localizado em São Paulo.

projeto de design de interiores escritório de advocacia sp

Projeto: Escritório de Advocacia Campos Machado (SP) – Crédito: Arquiter

projeto de design de interiores escritório de advocacia SP

Projeto: Escritório de Advocacia Campos Machado (SP) – Crédito: Arquiter

Quando fomos contratados, o espaço apresentava alguns desafios, como a estética que era visualmente desconectada da imagem da marca e o layout dos ambientes que comprometia tanto a circulação quanto o desempenho das equipes de trabalho.

Assim, o espaço precisava receber mais mesas para advogados, um local destinado para reuniões, copa e sala de espera confortáveis, e a adequação do local para um conceito mais aberto.

Assim, a partir de um estudo detalhado das necessidades da rotina e da identidade da empresa, desenvolvemos um projeto de interiores para escritório que trouxe organização, valorizou o ambiente e refletiu confiança e acolhimento logo na entrada.

O novo espaço elevou a percepção da marca e proporcionou mais conforto tanto para a equipe quanto para os clientes através da escolha dos materiais, o uso da iluminação e a organização dos fluxos internos.

Após a implementação, os sócios relataram a melhora na imagem da empresa e o aumento da satisfação da equipe e dos clientes. Isso mostra como o projeto de interiores pode ir além da estética e impactar diretamente a performance do negócio.

O design de interiores certo pode mudar os rumos do seu negócio

Ambientes que vendem mais e tem excelentes resultados são ambientes que se conectam verdadeiramente com o seu cliente. E isso não acontece por acaso. O design de interiores alinhado aos objetivos do negócio tem o poder de transformar a experiência de quem compra e de quem trabalha no local.

Quando o espaço comunica com clareza, organiza as funções com lógica e respeita o fluxo natural do cliente, ele contribui diretamente para o aumento da conversão, fidelização e percepção de valor.

Seu espaço pode atrair mais, vender melhor e encantar clientes. Então, não perca a oportunidade de descobrir como um projeto de interiores pode revolucionar a sua empresa.

Fale com a Arquiter e vamos juntos construir um ambiente comercial que te coloque em destaque, aumente o faturamento e traga o reconhecimento que o seu negócio merece!

Perguntas frequentes sobre design de interiores

A seguir, respondemos as perguntas mais comuns que recebemos sobre design de interiores. Confira!

O que um designer de interiores faz em uma loja?

Um designer de interiores em uma loja ajuda a criar ambientes atraentes e funcionais, selecionando móveis, cores e materiais que se alinham com a identidade da marca e as necessidades dos clientes. 

Qual o valor do m² de um projeto de interiores?

O valor do m² de um projeto de interiores varia conforme a complexidade e as exigências do cliente, incluindo fatores como o tipo de espaço, materiais escolhidos, detalhamentos necessários e nível de personalização. 

Posso contratar só a consultoria de interiores?

Sim, é possível contratar apenas a consultoria de interiores. Essa opção é ideal para quem busca orientação sobre layout, estilo e escolha de materiais, mas prefere executar a implementação por conta própria ou com outra equipe.

Preciso contratar arquiteto e designer de interiores separadamente?

Não necessariamente. Muitos arquitetos também oferecem serviços de design de interiores, integrando ambas as funções em um único projeto. Isso pode facilitar a comunicação e garantir uma abordagem coesa para o espaço.

Avatar photo

Sarah Penido

Fundadora do escritório, tem formação de arquitetura e urbanismo no estado de Santa Catarina e especialização em Mercado de Capitais pela FGV. Direcionou sua formação para o setor empresarial e náutico.

Mais sobre este autor

Posts relacionados

Ver mais conteúdos
Whatsapp