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Dicas e Boas Práticas Comerciais

O que precisa para abrir uma loja física bem estruturada?

A lista do que precisa para abrir uma loja física inclui análise de concorrência, ajustes no ponto comercial, marketing, planejamento da operação, entre outras etapas.

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Data de atualização da publicação
Autor Rodrigo Santos
Tempo de leitura 6 minutos
Recepção moderna com iluminação estratégica — exemplo de o que precisa para abrir loja física com identidade visual forte.

Começar um negócio exige mais do que coragem e vontade de fazer dar certo, não é? Quando alguém busca o que precisa para abrir uma loja física, está, na verdade, em busca de ajuda para percorrer um caminho que exige decisões, investimento e um processo cheio de etapas práticas.

Todas essas escolhas impactam nos resultados do negócio. A loja precisa atender as necessidades do público, refletir os valores da marca e garantir uma experiência marcante.

Recepção moderna com iluminação estratégica — exemplo de o que precisa para abrir loja física com identidade visual forte.
Projeto: Saga Uniformes (TO) – Crédito: ARQUITER

Para isso, fazer um bom planejamento é indispensável.

Neste conteúdo, você vai entender quais são as etapas práticas para tirar o projeto do papel com mais segurança, os custos que costumam aparecer nesse início, os cuidados necessários e os erros que costumam atrapalhar quem está começando.

Então, se você deseja abrir uma loja própria e começar do jeito certo, continue com a gente! 

Etapas para abrir uma loja física do zero

Na hora de fazer o planejamento para loja física, é preciso considerar uma série de decisões estratégicas para garantir que o negócio seja bem sucedido. Confira, a seguir, as principais etapas que devem ser levadas em conta:

Definição do segmento e modelo de negócio

Delimitar o que será vendido, como será a operação e qual público será atendido.

Escolha do ponto comercial

Analisar a localização, visibilidade, circulação e compatibilidade com o perfil do cliente.

Estudo de viabilidade e análise de concorrência

Avaliar o potencial da região, mapear riscos e identificar oportunidades reais.

Elaboração do projeto arquitetônico

Conferir se a proposta da marca está coerente com o layout, soluções técnicas, conceito e experiência.

Regularização e documentação legal

Emitir os registros obrigatórios, alvarás, licenças e enquadramento fiscal.

Obra e montagem da estrutura física

Conferir a execução do projeto, com atenção a acabamentos, instalações e ajustes no imóvel.

Comunicação visual e fachada de loja

Aplicar a identidade visual na entrada e nos elementos que sinalizam a marca.

Curadoria de mobiliário, layout e visual merchandising

Selecionar bem as peças e organizar os produtos para facilitar a jornada de compra.

Preparação para operação

Organizar o estoque, estrutura do caixa, contratação e treinamento de equipe.

O que é necessário para ter uma loja física estruturada?

Depois do projeto pronto e da obra iniciada, é hora de cuidar dos detalhes que constroem a estrutura para loja física. Não adianta ter um espaço bonito, mas difícil de circular, que não dê autonomia para o cliente. Ou uma fachada atrativa que esconde um interior mal projetado. Confira os principais elementos para um ponto comercial bem montado:

  • Projeto de arquitetura comercial: onde serão definidos os fluxos, setores, ambientação, funcionalidade e a base para todas as decisões seguintes;
  • Fachada atrativa e estratégica: a fachada de loja precisa conversar com o público, refletir a identidade e se destacar de forma coerente no entorno;
  • Layout interno funcional: a disposição dos móveis e setores influencia no tempo de permanência, conforto e estímulo à compra;
  • Mobília adequada ao tipo de produto: expositores, araras, prateleiras e balcões precisam atender às necessidades do segmento e ao comportamento do consumidor;
  • Iluminação e climatização: esses dois itens reforçam a experiência. A iluminação direciona o olhar e valoriza os produtos, enquanto a climatização garante um ambiente confortável;
  • Equipamentos de PDV e sistema de gestão: computadores, impressoras, sistema de frente de caixa, controle de estoque e dados e demais elementos para a operação diária;
  • Sinalização e ambientação: placas informativas, categorias de produtos indicadas e linguagem visual coerente contribuem para a orientação do cliente e colaboradores dentro do espaço;
  • Vitrine planejada: é o primeiro convite e por isso precisa ser montada com estratégia, usando produtos que dialoguem com campanhas e sazonalidade;
  • Identidade visual aplicada ao espaço: cores, logotipo, materiais e acabamentos precisam reforçar a marca e trazer unidade entre comunicação e arquitetura.
Projeto de arquitetura para loja de bolsas e calçados - Mari Moda
Projeto: Mari Moda (AM) – Crédito: ARQUITER

Quanto custa abrir uma loja física?

O custo para abrir uma loja física pode variar bastante, mas a média inicial costuma ficar entre R$ 30 mil e R$ 150 mil, dependendo do tamanho, localização, tipo de produto e padrão da estrutura.

Esse valor contempla desde o projeto de loja física até a montagem final. Mas vale ressaltar que quando esse processo é feito sem acompanhamento técnico e organização, os gastos podem dobrar, seja por retrabalho ou decisões mal direcionadas.

Veja os principais pontos que compõem esse investimento:

  • Projeto arquitetônico: abrange levantamento técnico, criação de conceito, estudo de layout, detalhamentos construtivos e compatibilizações com instalações;
  • Obra e reformas: custos com demolições, adequações de piso, paredes, elétrica, hidráulica e climatização;
  • Licenças e documentação: taxas para regularização junto à prefeitura, junta comercial, além de alvarás e registros obrigatórios;
  • Mobiliário e equipamentos: peças funcionais e decorativas, provadores, expositores, balcão de atendimento e itens de apoio;
  • Estoque inicial: produtos para abertura com volume mínimo necessário para garantir reposição e giro nos primeiros meses;
  • Comunicação visual: fachada, letreiros, sinalização interna, vitrines e aplicação da identidade visual no espaço.
Loja de roupas masculina com design urbano e sofisticado — exemplo de o que precisa para abrir loja física com personalidade.
Projeto: Burj Clothing (SC). Crédito: ARQUITER

Documentação para abrir uma loja: o que é obrigatório e quanto custa?

Você sabia que sem regularização, a loja não pode funcionar legalmente? É comum que essa etapa gere dúvidas ou seja deixada para depois, no entanto, isso pode atrasar a abertura ou causar multas.

Nesse momento, ter um checklist de documentação para abrir loja ajuda a manter tudo em dia e evitar contratempos. Veja os principais registros e licenças exigidos:

  • Alvará de funcionamento: é concedido pela prefeitura e autoriza o funcionamento no endereço escolhido;
  • Licença da Vigilância Sanitária (quando aplicável): é exigida para comércios que trabalham com alimentos, cosméticos ou cuidados com a saúde;
  • Registro na prefeitura e junta comercial: formaliza a existência da loja e permite emissão de notas fiscais;
  • CNPJ, inscrição estadual, MEI ou outro regime: define o modelo jurídico e tributário da empresa;
  • Taxas associadas: incluem taxas municipais, guias de recolhimento, contribuição mensal do MEI (DAS), entre outros.

Os 3 erros mais comuns ao abrir uma loja (e como evitá-los)

É comum ver lojas de roupas abrindo com pressa, tentando economizar nos pontos errados e, pouco tempo depois, enfrentando dificuldades que poderiam ter sido evitadas desde o início. Por isso, vale atenção redobrada nesse momento. Confira os principais erros ao abrir loja:

  • Escolher mal o ponto comercial: localização com pouca visibilidade, acesso difícil ou perfil de público incompatível com o produto. Tudo isso pode comprometer o fluxo e as vendas;
  • Ignorar a importância da arquitetura e do layout: uma loja sem planejamento técnico apresenta falhas no aproveitamento do espaço, no fluxo de circulação e na exposição dos produtos;
  • Investir muito em estoque e pouco em experiência de marca: um ambiente que não traduz o posicionamento da loja, afeta a percepção de valor que o cliente tem do seu negócio.

A Arquiter é uma empresa especialista em projetos comerciais. Atuamos desde o primeiro contato com foco em transformar a ideia do cliente em uma loja preparada para vender muito.

Nossos projetos, desenvolvidos com um método exclusivo, o Método AFL, antecipa esses erros e propõe soluções que alinham espaço, estratégia e resultado. Isso proporciona mais segurança para quem está começando e garante um bom retorno para crescer com consistência. Peça um orçamento gratuito!

Como a Arquiter transforma ideias em lojas de sucesso

Neste conteúdo te mostramos que o que precisa para abrir uma loja física vai muito além da estrutura construída. Ter um planejamento e um bom projeto comercial fazem toda a diferença.

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Perguntas frequentes sobre como abrir uma loja física

A seguir, respondemos as dúvidas mais comuns que recebemos sobre esse assunto. Confira!

Qual o valor do CNPJ por mês?

Se a loja for aberta como MEI, o custo mensal ficará em torno de R$ 80, referente à guia DAS. Já em outros regimes, como Microempresa (ME), os valores variam conforme o tipo de negócio e faturamento. O ideal é consultar uma empresa de contabilidade.

Qual é o primeiro passo para abrir uma loja?

O primeiro passo na hora de abrir uma loja é definir qual será o modelo de negócio e o público que você quer atender. Isso vai direcionar a escolha do local, o projeto e toda a estrutura de loja.

Como começar uma lojinha do zero?

Com planejamento. Você precisará escolher o segmento e estudar o mercado. Além disso, contar com um bom projeto fará toda a diferença no sucesso da loja física.

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Rodrigo Santos

Rodrigo Santos é mestre em Negócios Internacionais e foi eleito um dos 10 melhores COOs do mundo pela Industry Era Magazine, sendo capa da edição de 2020. Com mais de 25 anos de experiência em gestão e transformação de negócios, liderou grandes projetos nacionais e internacionais que impactaram milhões de pessoas. Atualmente é um dos sócios da Arquiter, além de consultor e conselheiro de empresas, impulsionando crescimento, inovação e eficiência operacional.

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