Solicite um orçamento
Dicas e Boas Práticas Comerciais

Case de sucesso Flakes Brazil: design e estratégia para uma confeitaria instagramável

O case da Flakes Brazil demonstra como a arquitetura comercial estratégica pode transformar uma confeitaria convencional em um espaço referência, elevando o faturamento, a visibilidade social e a experiência do cliente por meio de design funcional, branding visual e ambientes instagramáveis.

Data de publicação
Data de atualização da publicação
Autor Sarah Penido
Tempo de leitura 6 minutos
projeto de confeitaria instagramável criado pela Arquiter.

Um espaço bonito não é garantia de vendas. Um projeto arquitetônico mal planejado pode comprometer toda a jornada de compra do seu cliente e criar gargalos no dia a dia. A boa notícia? A arquitetura comercial pode mudar esse panorama, afinal é uma ferramenta poderosa para fortalecer a imagem de uma empresa, atrair e fidelizar clientes.

Um bom projeto arquitetônico reflete a identidade, os valores e os objetivos do negócio, além de proporcionar um ambiente funcional, confortável e agradável para os colaboradores e os consumidores.

Neste artigo, vamos explorar o case de sucesso Flakes Brazil, uma empresa que se tornou referência no segmento de confeitarias graças ao seu projeto arquitetônico inovador e instagramável.

Vamos conhecer um pouco mais sobre a trajetória da empresa, onde a Arquiter entrou, os desafios da Flakes, o processo de criação do projeto arquitetônico e os resultados alcançados. Preparados? Então vamos lá!

Projeto para confeitarias com design moderno e criativo, desenvolvido para a loja Flakes Brazil pela Arquiter.
Projeto: Case de sucesso Flakes Brazil (SP) – Crédito: ARQUITER

A Flakes Brazil: do início artesanal até se tornar uma confeitaria de sucesso

A Flakes Brazil é uma empresa que nasceu em 2016, de forma despretensiosa, com a produção na cozinha da sua própria casa. Ao estudar o mercado, seu proprietário notou uma oportunidade em desenvolver produtos de confeitaria de alta qualidade, feitos com ingredientes naturais e sem conservantes.

A empresa se inspirou na cultura americana para a escolha do nome Flakes, que remete a flocos, mas com um toque brasileiro, criando combinações deliciosas e divertidas de sabores nacionais e cores.

A empresa começou como uma loja online, mas logo percebeu a demanda por um espaço físico onde os clientes pudessem experimentar seus produtos e viver uma experiência única. Assim, em 2019, a Flakes Brazil inaugurou a sua primeira loja em Porto Velho/RO, que rapidamente virou um sucesso de público e crítica.

Projeto para confeitarias com ambiente acolhedor e balcão de atendimento em destaque. Exemplo do case de sucesso Flakes Brazil.
Projeto: Case de sucesso Flakes Brazil (SP) – Crédito: ARQUITER

O primeiro projeto não foi realizado pela Arquiter, mas sentindo necessidade de algo mais personalizado, o proprietário Leonardo chegou até o nosso escritório.

De início bem receoso, pois ainda não tinha feito nenhum atendimento 100% de arquitetura (exceto pela visita presencial de levantamento de informações no local). Mas, com sua experiência em cursos online, resolveu apostar. E foi assim que surgiu a nossa primeira parceria de muito sucesso!

Em 2022, a empresa, que já estava em franca ascensão, ficou conhecida mundialmente: o seu ovo de páscoa foi repostado nas redes sociais da popstar Britney Spears, gerando até mesmo uma demanda internacional pelos seus produtos. Assim, a Flakes Brazil sentiu a necessidade de voos maiores e um novo espaço comercial que pudesse comportar sua equipe e sua produção, além de oferecer um ambiente de uma loja totalmente conceitual.

Foi então que a empresa entrou novamente em contato com a gente e embarcamos nesse novo sonho!

Ovos de páscoa produzidos pela confeitaria Flakes, um dos cases de sucesso da Arquiter.
Projeto: Case de sucesso Flakes Brazil (SP) – Crédito: ARQUITER

Desafios enfrentados pela Flakes Brazil

A Flakes Brazil tinha alguns desafios e necessidades específicas para seu novo espaço comercial. O primeiro era encontrar um local que fosse amplo o suficiente para abrigar toda a operação da sua loja conceito.

O segundo era criar um ambiente que transmitisse a personalidade, inovação e os valores da empresa. O terceiro era se diferenciar da concorrência e atrair mais clientes com um espaço que fosse totalmente instagramável, ou seja, que chamasse a atenção nas redes sociais pela sua estética e originalidade.

Com o sucesso alcançado em Porto Velho, uma capital relativamente pequena em um estado não central, serviu como termômetro para São Paulo ser escolhida como próxima sede da marca.

Paleta de cores verde que viralizou nas redes sociais: o processo de criação do projeto arquitetônico

Para atender às expectativas da Flakes Brazil, a Arquiter viabilizou uma equipe multidisciplinar formada por arquitetos, designers e consultores.

Descubra em uma conversa rápida como a arquitetura comercial pode aumentar em até 30% suas vendas.

Preencha os dados abaixo para receber um orçamento personalizado para seu projeto:

A equipe realizou um levantamento de informações sobre o perfil da empresa, seu público-alvo, seu mercado de atuação e suas necessidades operacionais. Além disso, levamos em consideração os gargalos dos layouts anteriores da empresa, para que antigos erros não voltassem a acontecer.

Case de sucesso Flakes Brazil: projeto de arquitetura com balcão orgânico, iluminação moderna e ambientação em tons pastel.
Projeto: Case de sucesso Flakes Brazil (SP) – Crédito: ARQUITER

A partir dessa análise, a equipe elaborou um projeto arquitetônico personalizado para o novo espaço comercial da Flakes Brazil, que foi apresentado e aprovado pelo cliente. O projeto tinha como características principais:

  • A escolha de uma paleta de cores verde, que remetesse à identidade visual da marca, incluindo os detalhes em dourado sem pesar o ambiente;
  • A distribuição de cores seguia um padrão degradê, que ia do verde escuro ao verde claro, criando uma sensação de profundidade e movimento. As cores também foram aplicadas em diferentes superfícies, como paredes, móveis e objetos, criando uma harmonia e uma identidade visual para o espaço;
  • A iluminação do projeto e luminárias foram um destaque a parte. O uso de neon em ambientes específicos e pendentes dourados feitos especialmente para esse projeto trouxeram toda a diferença;
  • Por último, porém não menos importante, os espaços instagramáveis, seguindo a ideia da unidade de Porto Velho com a cabine telefônica e as plaquinhas. Assim, o projeto conceito em São Paulo conta com um conversível, plaquinhas, pontos com vegetação e destaques em neon.

Na sequência algumas imagens da Flakes para você se inspirar!

Resultados alcançados com a arquitetura comercial

O novo espaço comercial da Flakes Brazil foi inaugurado em abril de 2023 e logo se tornou um sucesso entre os clientes e os colaboradores. A empresa observou os seguintes benefícios após a implementação do projeto arquitetônico:

  • Aumento do faturamento, graças ao aumento do fluxo de clientes e das vendas.
  • Aumento da visibilidade nas redes sociais, graças ao compartilhamento de fotos e vídeos do espaço pelos clientes, que elogiaram o ambiente e os produtos da empresa.
  • Aumento da satisfação e interação dos clientes, graças ao ambiente acolhedor, divertido e instagramável, que proporcionou uma experiência única e memorável.
  • Aumento da fidelização dos clientes, graças ao reconhecimento da qualidade e da originalidade dos produtos e do espaço da empresa.
  • Aumento da produtividade dos colaboradores, graças ao ambiente funcional, confortável e motivador, que estimulou a criatividade e a cooperação da equipe.
  • Aumento da retenção dos colaboradores, graças ao ambiente agradável, seguro e valorizador, que gerou um sentimento de pertencimento e orgulho na equipe.

Conclusão: arquitetura que transforma marcas

Interior moderno da loja Flakes Brazil com balcão em curva e tons de verde, exemplo de case de sucesso em arquitetura comercial projetado pela Arquiter.
Projeto: Case de sucesso Flakes Brazil (SP) – Crédito: ARQUITER

O case de sucesso da Flakes Brazil mostra como a arquitetura comercial pode potencializar o branding de uma empresa, fortalecendo sua imagem, atraindo e fidelizando clientes, e se destacando no mercado.

O resultado foi um espaço comercial que transmitiu a personalidade e os valores da empresa e que de certa forma mostrou a revolução no mercado de confeitarias. Localizado em um dos bairros mais nobres de São Paulo, a marca junto com a identidade arquitetônica mostrou a que veio!

O novo espaço comercial da Flakes Brazil trouxe benefícios para a empresa, como o aumento do faturamento, da visibilidade, da satisfação, da fidelização, da produtividade e da retenção. Além disso, tornou-se um case de sucesso que inspira outras empresas do mesmo segmento a investirem em arquitetura comercial.

Espero que você tenha gostado do artigo. Se você quiser saber mais sobre outros projetos da Arquiter, acesse nosso Pinterest!

Quer transformar seu ponto comercial em um case de sucesso como a Flakes? Fale com a nossa equipe de especialistas agora mesmo.

Perguntas frequentes sobre arquitetura comercial

O que é um projeto de arquitetura comercial?

É um projeto arquitetônico desenvolvido com foco na performance do negócio, considerando aspectos como fluxo de clientes, layout eficiente, experiência do cliente e identidade da marca.

A arquitetura comercial é importante para confeitarias?

A arquitetura comercial pode influenciar diretamente a jornada de compra do seu cliente. Além disso, pode ser responsável por aumentar o tempo de permanência do cliente na sua confeitaria, bem como gerar marketing espontâneo e ganhar visibilidade nas redes sociais.

Como a Arquiter ajudou a Flakes Brazil a crescer?

Criamos um projeto arquitetônico completo com espaços instagramáveis, paleta de cores personalizada (que viralizou nas redes sociais), iluminação estratégica e um layout pensado para otimizar o atendimento e a operação. Isso gerou aumento de vendas e muito engajamento online.

Avatar photo

Sarah Penido

WebSiteLinkedIn

Fundadora da Arquiter, tem formação de arquitetura e urbanismo no estado de Santa Catarina e especialização em Mercado de Capitais pela FGV. Direcionou sua formação para o setor comercial e náutico.

Mais sobre este autor
Whatsapp