Ter uma estratégia de vendas é essencial durante períodos promocionais! E uma vitrine atrativa na Black Friday e um visual merchandising bem alinhado, são pontos importantíssimos a serem pensados. Principalmente quando o assunto é maximizar o número de vendas.
Quando bem elaborada, uma vitrine pode chamar a atenção de consumidores que nem se quer planejavam visitar tal estabelecimento. Por isso, o “vitrinismo” é um recurso essencial, estratégico e fundamental para que empreendedores possam impulsionar suas vendas!
E na Black Friday não poderia ser diferente! Muitas promoções, kits e produtos que realmente valem a pena esperar para ganhar “aquele descontão”.
A data está chegando e pensando nisso, reunimos as melhores ideias para destacar sua vitrine! E claro! Não podemos deixar de comentar sobre como criar um visual merchandising estratégico para a Black Friday. Confira!
Quando vai ser a Black Friday em 2025?
A Black Friday em 2025 acontecerá no dia 28 de Novembro (sexta-feira).
E em 2026, quando vai ser? Entenda como saber em que data cai a Black Friday
A Black Friday acontece um dia após o Dia de Ação de Graças, Thanksgiving nos EUA, comemorado na última quinta-feira do mês de Novembro. Podemos afirmar, portanto, que a Black Friday acontece na última sexta-feira do mês de Novembro.
E subsequente a esta data, na segunda-feira comemora-se a Cyber Monday, voltada para as compras online.
Ideias criativas de vitrine na Black Friday para se inspirar
Veja como a Imaginarium criou faixas de acordo com o tom da sua marca, possibilitando que a vitrine na Black Friday tenha um contraste chamativo e harmonioso.
Outra ideia sensacional é a vitrine Black Friday, criada pela Art. Renda que se inspirou nas famosas hashtags e criou um contraste espetacular com seus produtos.
E que tal inovar os adesivos e incorporar um desenho atrativo?! Um formato de presente, por exemplo?
Você também pode despertar a curiosidade dos seus consumidores deixando apenas uma parte à mostra. Confira esta segunda imagem da loja Harvey Nichols.
As plaquinhas ainda são tendência e você pode inovar a decoração da sua loja na Black Friday para criar uma vitrine super atrativa!
Confiram essas imagens abaixo e vejam como a Stefanel “saiu fora da caixa” e utilizou placas, formando a palavra “SALE” – em inglês – ou promoção – em português.
Já a segunda imagem foi um pin que encontramos no Pinterest e se alguém souber o nome da loja é só mandar um direct para nossa equipe!
Os balões não poderiam ficar de fora dessa lista, pois além de fácil manuseio é uma ideia muito criativa e não custa caro…
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Notem como a Atuendo criou uma decoração em sua vitrine Black Friday, inspirada em festas temáticas, na parte frontal de sua loja. Agregando o fator atenção e destaque para seu empreendimento!
Já na segunda imagem, é possível notar a criatividade com balões – Loja Anchieta Center.
Que tal buscar inspirações no Pinterest?!
Uma dica é utilizar expressões ou palavras em outras línguas – como o Inglês, por exemplo – para realizar buscas e encontrar tendências do mundo!
Como otimizar o Visual Merchandising da sua loja na Black Friday
Além de uma boa vitrine na Black Friday o visual merchanding da sua loja deve estar alinhado com a promoção na hora de expor seus produtos.
O principal objetivo do visual merchanding é atrair, envolver e motivar seus consumidores a realizarem uma compra, por isso, muita atenção!
Agora que você já teve boas inspirações de vitrine na Black Friday, confira esses passos para otimizar o merchandising da sua loja:
- Faça um esboço no papel alinhando suas prateleiras, balcões e expositores para melhor distribuir seus produtos.
- Seus melhores produtos devem ficar na frente para ganhar destaque.
- Utilize a técnica do merchandising cruzado para colocar produtos que se relacionam, um perto do outro, pois assim existe a possibilidade de seus consumidores comprarem produtos adicionais.
- Adicione quebras de velocidade como mesas, prateleiras e puffs – por exemplo – para dar aos seus clientes uma pausa de grandes corredores ou locais muito grandes.
- Utilize os sinais com sabedoria e não permita que seus consumidores fiquem perdidos na loja.
- O caixa é também um excelente aliado na hora de exibir “aquele produto” de preço baixo.
- Otimize a experiência sensorial e estimule sensações completas para seu consumidor.
- Crie uma história com seus produtos e guie seu cliente através da iluminação – por exemplo.
- Sinalize as promoções e dê destaque para os produtos que são tendência.
Criar uma Campanha, em especial, para a Black Friday é uma excelente alternativa se o seu empreendimento já possui uma larga escala!
Confira as dicas:
- Aguce a curiosidade dos seus clientes possibilitando “uma espiadinha” sobre o que vem de promoção;
- Lance um produto ou combo especial para a Black Friday;
- Interaja com seus consumidores nas redes sociais e crie promoções especiais, brincadeiras, sorteios, cupons, brindes, etc;
- Que tal um desconto VIP para clientes da madrugada?;
- Parceria com influencers pode ser uma boa estratégia;
- Crie publicações com produtos e preços disponíveis “SOMENTE NA BLACK FRIDAY”;
- Os vídeos são excelentes aliados na hora de chamar a atenção do consumidor no meio digital;
- Descontos variados como: descontos progressivo, compre 1 leve 2, 50% no segundo produto, etc;
- Você também pode criar descontos exclusivos para cada hora do dia.
Como a Arquiter pode ajudar sua loja a vender mais
A Arquiter é uma plataforma responsável por conectar empreendedores e lojistas a arquitetos comerciais especializados. Assim, você não precisa buscar referências de profissionais aptos a reformarem o seu comércio, a Arquiter faz todo esse trabalho! São mais de 10 anos de experiência, projetando espaços que tragam atratividade, funcionalidade e lucratividade para lojas, consultórios, pet shops, entre outros.
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Conclusão
Aproveite o Black Friday para emendar com a Cyber Monday! São tantas datas comemorativas que você pode juntar tudo e inovar. Um exemplo?! Que tal criar um espaço instagramável para o seu público tirar fotos e divulgar sua loja espontaneamente? Ou criar uma decoração de Natal na vitrine e ainda incluir plaquinhas anunciando a Black Friday?
Sair fora da caixa vai depender do seu nicho de atuação, mas utilizar da criatividade para inovar é essencial!
Por isso, mãos à obra e até o próximo artigo!



