Solicite um orçamento
Dicas e Boas Práticas Comerciais

Sarah Penido: a arquiteta que fundou a ARQUITER

Sarah Penido é arquiteta, formada em Santa Catarina e fundadora da ARQUITER. Atualmente, já ajudou mais de 500 negócios no Brasil por meio da arquitetura comercial.

Data de publicação
Data de atualização da publicação
Autor Ana Prieto
Tempo de leitura 5 minutos
Sarah Penido, fundadora da Arquiter

A missão de negócio da arquiteta Sarah Penido nasceu de uma dor comum entre os empreendedores brasileiros. De acordo com o Sebrae, mais da metade das micro e pequenas empresas no Brasil fecham antes mesmo de completar cinco anos. 

Esse dado foi o gatilho para que a arquiteta encontrasse não só uma área de atuação, mas um propósito profissional: usar a arquitetura para aumentar a longevidade e o desempenho de pequenas empresas.

A arquiteta Sarah Penido em um de seus espaços para home office, onde projeta espaços comerciais para o Brasil todo.
Sarah Penido, a arquiteta responsável pela fundação da ARQUITER.

“A cada cliente que me perguntava se valia a pena investir em arquitetura comercial, mesmo sem garantia de retorno, eu sentia que precisava fazer mais”, afirmou Sarah. Com esse incentivo, a arquiteta formada em Santa Catarina passou a se dedicar a cursos e imersões especializadas.

Assim, o foco dos seus estudos foi entender como o espaço físico era capaz de influenciar a decisão de compra do cliente, além de se aprofundar sobre pontos de venda e o comportamento do consumidor

Desse movimento, surgiu o método AFL, marca registrada de Sarah Penido. A sigla, que representa “Atratividade, Funcionalidade e Lucratividade”, já foi aplicada em mais de 500 projetos no Brasil inteiro. Agora, a meta é continuar expandindo e ajudando cada vez mais micro e pequenos empreendedores do Brasil — e quem sabe, do mundo.

Do sonho empreendedor à fundação da Arquiter

Sarah conta que o desejo de empreender começou ainda na infância. A formação em arquitetura veio como um caminho natural, mas a vontade de criar algo maior se consolidou ao longo dos anos.

Sarah Penido, CEO e fundadora da Arquiter.
Sarah Penido, a arquiteta responsável pela fundação da ARQUITER.

“A Arquiter surgiu da combinação de duas carências do mercado: a de pequenos comerciantes, que não encontravam arquitetos especializados, e a de arquitetos talentosos, que não conseguiam se posicionar no segmento comercial.”

Com isso, nasceu a Arquiter: uma plataforma que conecta arquitetos, treinados no Método AFL, com pequenos empreendedores de todo o Brasil. A atuação é híbrida, garantindo acesso qualificado mesmo em regiões remotas do país. Esse modelo é, hoje, um dos maiores diferenciais da empresa.

Confira um vídeo da CEO Sarah Penido sobre o início da sua trajetória

Uma empresa “de” e “para” arquitetos

Se por um lado a Arquiter entrega projetos comerciais sofisticados, estratégicos e bonitos, do outro existem dezenas de arquitetos especializados preparados para projetar. 

Esse também era um dos desejos de Sarah Penido, que viu muitos colegas desistirem da profissão por não conseguirem empreender na área. Por isso, na fala da própria CEO, “a Arquiter é um espaço para que esses profissionais consigam fazer o que amam: projetar.”

Dessa forma, o arquiteto que desejar integrar a equipe da Arquiter pode cadastrar-se diretamente no site. Após o cadastro, é feito um processo de aprovação e na fase seguinte um treinamento referente ao Método AFL. 

Uma vez dentro da Arquiter, o profissional passa a ter acesso a uma base ativa de clientes em busca de projetos comerciais. Além disso, participam de reuniões semanais de acompanhamento e troca de experiências com a própria Sarah Penido e outros arquitetos, sendo uma ótima oportunidade de networking e aprendizado contínuo.

Interior de cafeteria com estética rosa vibrante e iluminação em neon, parte dos projetos da empresa Arquiter, de Sarah Penido.
Projeto: confeitaria instagramável – Crédito: Arquiter
Espaço de trabalho contemporâneo com estações compartilhadas e vegetação suspensa, projetado pela Arquiter
Projeto: escritório moderno – Crédito: Arquiter

Método AFL: uma arquitetura pensada para vender

Muitas pessoas estão familiarizadas com o conceito de arquitetura residencial e design de interiores. Porém, o desejo de Sarah Penido sempre foi transformar o ponto de venda em uma ferramenta de conversão. Dessa forma, a arquitetura trabalha a favor do negócio, mudando a realidade de pequenos e médios estabelecimentos.

Seu maior propósito é “fazer o cliente querer entrar, circular, permanecer e comprar”. E isso não acontece por acaso: é fruto de uma arquitetura comercial estratégica, ancorada nos princípios de seu Método AFL.


Combinando elementos de visual merchandising, comportamento do consumidor e diretrizes técnicas, o Método AFL constrói projetos completos que alinham marca, experiência e conversão, garantindo resultados reais, como o aumento de faturamento em até 80% em alguns cases de sucesso.

Descubra em uma conversa rápida como a arquitetura comercial pode aumentar em até 30% suas vendas.

Preencha os dados abaixo para receber um orçamento personalizado para seu projeto:

Por dentro da sigla AFL

Atratividade: criar ambientes visualmente impactantes e coerentes com a marca, que convidem o cliente a entrar e comprar.

Funcionalidade: desenhar fluxos inteligentes, com layouts que favoreçam a circulação, facilitem a operação e otimizem o atendimento.

Lucratividade: aplicar técnicas para aumentar o ticket médio e o tempo de permanência do cliente no estabelecimento.

Estações de atendimento em salão de beleza com espelhos iluminados e revestimento texturizado.
Projeto: salão de beleza – Crédito: Arquiter

Apostas para a arquitetura comercial contemporânea

Se você deseja investir em arquitetura para o seu negócio, a fundadora da Arquiter tem um recado: a tendência atual é a integração com o ambiente digital.

“Hoje, projetar um espaço comercial é também pensar no que será postado, compartilhado e lembrado. Os ambientes precisam dialogar com as redes sociais e com o branding da marca.”

Uma das principais tendências, que há anos se mantém positiva, é a arquitetura de espaços instagramáveis. Como Sarah Penido afirma, esses pontos de destaque não são apenas estéticos, mas muito funcionais. Comprovadamente, aumentam o engajamento, geram tráfego orgânico e fortalecem o posicionamento da marca no digital.

Além disso, um conselho especial da CEO é investir fortemente na experiência do cliente, sobretudo para fazê-lo voltar ao seu estabelecimento. “Isso inclui a arquitetura comercial. É o que eu falo: não é gasto, mas sim um investimento. E investimento é tudo aquilo que retorna para você”, garante Sarah.

Ao final da entrevista, Sarah Penido resume o que deseja provocar em cada cliente atendido pela Arquiter:

“Nosso objetivo é trazer tranquilidade para quem está empreendendo. Quando o cliente vê o projeto final, queremos que ele sinta: ‘é disso que eu precisava’.”

Conheça e entre em contato com a Arquiter

Com atendimento em todo o Brasil, a Arquiter já realizou mais de 500 projetos em lojas, clínicas, padarias, cafeterias, franquias, petshops e diversos outros segmentos. Você pode conferir todos os projetos no Pinterest da empresa.

Se você quer abrir ou reformar um espaço comercial e precisa de um projeto que vá além da estética, entre em contato com a Arquiter e solicite um orçamento personalizado agora mesmo.

Redatora Arquiter

Ana Prieto

WebSiteLinkedIn

Jornalista pela UFSC, especialista em Marketing de Conteúdo e Copywriter com foco em SEO. Atualmente escreve sobre projetos arquitetônicos comerciais.

Mais sobre este autor
Whatsapp